Salário Maternidade 2020

Salário Maternidade 2020 – As pessoas que são asseguradas pelo INSS têm o direito de receber o salário maternidade e isso é valido tanto para as ocasiões referentes ao nascimento de um filho quanto para a adoção. Por esse motivo, nesse artigo você encontra informações importante sobre o Salário Maternidade 2020 que vão lhe ajudar a entender melhor sobre ele.

Salário Maternidade 2020

Salário Maternidade 2020


Salário Maternidade

Para começar, você precisa entender do que se trata esse salário maternidade, não é mesmo? Bom, nada mais é que uma licença que é dada paras as mulheres grávidas.

Dessa forma, essas mulheres se afastam do emprego dos últimos meses da gravidez, após o nascimento do filho e até mesmo após a adoção de uma criança. Lembrando que esse afastamento é importante pois é nos primeiros meses que a mãe consegue criar um laço com o filho. Logo, é de extrema importância esse afastamento do trabalho para dedicação a nova criança.

Nesse período então, o Salário Maternidade 2020 é pago, mas não pela empresa na qual ela trabalha, mas sim pela Previdência Social. Abaixo você vai entender mais profundamente sobre quem tem direito ao salário maternidade. Veja!


Quem tem direito ao Salário Maternidade?

Como já era de se imaginar, não são todas as pessoas que têm o direito de receber o Salário Maternidade 2020. Primeiramente é preciso compreender que esse auxilio é dado para as pessoas que contribuem com a Previdência Social e que se encontram trabalhando ativamente no 8ª mês de gestação.

Como dito anteriormente, esse benefício também é ofertado para as mulheres que adotaram ou que se encontram em alguma situação judicial referente a guarda de uma criança.

Além disso, é preciso também:

  • 10 meses de contribuição – Válido para as mulheres que estão dentro da categoria de contribuinte facultativo;
  • Desempregadas – É preciso que haja comprovação que realizou a contribuição ao INSS no passado;
  • Isenta – Voltada especialmente para empregadas domesticas e trabalhadores avulsas.

VEJA TAMBÉM:


Valor do Salário Maternidade 2020?

O valor do Salário Maternidade 2020 é uma das grandes dúvidas das mulheres que precisam receber esse benefício. No entanto, o valor desse auxilio corresponde ao salário que a trabalhadora tem recebido até o momento que fez a solicitação.

Existem algumas exceções, veja:

  • Trabalhadoras avulsas recebem de acordo com a contribuição dos últimos 12 salários;
  • Quem contribui de forma avulsa para a Previdência recebe o valor da última remuneração;
  • Trabalhadoras rurais recebem um salário mínimo.

Como dar Entrada no Salario Maternidade?

O procedimento para dar entrada no Salário Maternidade 2020 é muito fácil. Veja como fazer abaixo:

  • Mulheres empregadas – precisam procurar o RH da empresa em que trabalham e apresentar os documentos comprovando a gravidez ou até mesmo a certidão de nascimento da criança;
  • Mulheres desempregadas – precisam se dirigir até a Previdência Social com os documentos pessoais, bem como a Carteira de trabalho para comprovar a assinatura no período de 14 meses.

Além disso, você pode dar entrada pelo site do MEU INSS: https://meu.inss.gov.br/.


Onde Encaminhar o Salário Maternidade?

No site da previdência social é possível encaminhar o Salário Maternidade 2020. Basta clicar aqui e preencher o requerimento. Feito isso, é só comparecer ao posto de atendimento da Previdência com seus documentos e pronto.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...