Projeto Presença 2020

O Bolsa Família é um benefício concedido a milhões de famílias brasileiras que estão categorizada em situação de pobreza ou extrema pobreza. No entanto, para garantir a manutenção, o beneficiário deve cumprir uma série de requisitos definido pelo Governo Federal, como as crianças e jovens de até 17 anos devem cumprir a frequência escolar estabelecida. Para comprovar essa frequência, o Bolsa Família utiliza a plataforma do Projeto Presença 2020, também chamada de Sistema Presença. Quer conhecer um pouco mais? Leia o artigo abaixo!

Projeto Presença 2020

Projeto Presença 2020

Projeto Presença: O que é?

O Projeto Presença é uma plataforma informatizada do Governo Federal que permite o acompanhamento da frequência escolar de todos os estudantes matriculados na rede pública de ensino de todo o território brasileiro. Os dados disponíveis no Projeto Presença são repassados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A plataforma é acessada exclusivamente pelos gestores e coordenadores do Bolsa Família de cada região ou cidade. Com as informações das frequências escolares em mãos, esses profissionais repassam para o sistema do benefício, que consequentemente avalia se o beneficiário deve continuar recebendo o auxílio do Bolsa Família.

Bolsa Família 2020

Bolsa Família 2020

✓ Confira outras Iniciativas do Governo Federal para turbinar o PBF:


Benefícios do Projeto Presença 2020

O Sistema Presença permite que os gestores do Bolsa Família acompanhem o desempenho escolar de cada estudante matriculado na rede ensino. Desta forma, auxilia o Governo Federal na elaboração de políticas públicas que possam melhorar os índices do ensino em território brasileiro. Além disso, o Projeto Presença 2020 também proporciona os seguintes benefícios:

  • Garante mais credibilidade e transparência ao funcionamento do Bolsa Família;
  • Intensifica a periodicidade escolar dos estudantes, principalmente, os que estão em situação de pobreza e extrema pobreza;
  • Permite que o Governo Federal acompanhe e destine esforços necessários para área mais necessitada da educação básica;
  • Também é usado como referência para prováveis violações dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Como Funciona o Projeto Presença

O Projeto Presença 2020 é um sistema informatizado do Governo Federal. Desta forma, pode ser acessado pelos gestores em dentro de poucos minutos e em qualquer lugar. No entanto, para acessar a plataforma, é possível ter cadastro. O cadastro pode ser solicitado em http://frequenciaescolarpbf.mec.gov.br.

Como Funciona o Projeto Presença

Como Funciona o Projeto Presença


Cadastro no Sistema Presença

Para cadastrar ou fazer login no Projeto Presença 2020 é simples. É necessário seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site da Frequência Escolar Bolsa Família, clicando aqui;
  • Informe o seu CPF;
  • Digite o texto da imagem;
  • Clique em “Enviar”.
  • Após o cadastro ser realizado, será possível inserir a escola e estudantes no sistema.
Cadastro no Sistema Presença

Cadastro no Sistema Presença


Projeto Presença – Frequência Escolar e o Bolsa Família

Como dito acima, o recebimento contínuo do Bolsa Família está inteiramente relacionado à frequência escolar do aluno. O descumprimento da frequência pode acarretar em algumas punições, são elas:

  • 1º ocorrência: advertimento e o beneficiário continua recebendo o benefício normalmente.
  • 2º ocorrência: o benefício ficará suspenso durante o período de mês, no entanto, o beneficiário poderá solicitar o recebimento do mês bloqueado após a justificação.
  • 3º ocorrência: o benefício ficará pendente por dois meses e não é possível receber o valor referente após a liberação.
  • 4º ocorrência: o Bolsa Família bloqueado por dois meses e não será possível receber os dois meses.
  • 5º ocorrência: o Bolsa Família é cancelado e o beneficiário não poderá solicitar o recebimento novamente.

Essa iniciativa conta com trabalhadores e coordenadores para organizar o programa, melhorar a educação básica e registrar dados dos professores, alunos e escolas.

Os coordenadores municipais e estaduais são definidos para cuidar da frequência escolar de crianças e adolescentes de famílias participantes do Bolsa Família.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply