ID Jovem 2020

Usamos ID Jovem 2020 para abreviar o termo ‘’Identidade jovem’’! Você sabe ou já ouviu falar sobre ela? Basicamente a identidade jovem é um documento, para jovens brasileiros de até 30 anos, que permite o pagamento da meia – entrada em diversos eventos culturais, artísticos e esportivos. Além do desconto nessas questões, o ID Jovem 2020 também possibilidade desconto ou mesmo a gratuidade em transportes públicos.

ID Jovem 2020

ID Jovem 2020


Como Funciona o ID Jovem 2020?

Com a carteirinha em mãos (que está em formato impresso ou via aplicativo) o jovem pode ter o desconto de até 50% do valor do ingresso ao público em geral, quando se trata de eventos de arte, cultura e esporte.

Já no transporte há duas vagas por viagens que podem ser realizadas de forma gratuita.


Quem pode fazer?

Todos os jovens entre 15 e 29 anos podem fazer o ID Jovem 2020. Mas a idade não é o único pré–requisito. A família do jovem em questão deve ter uma renda que não ultrapasse os dois salários mínimos. Além disso, é preciso ter inscrição no cadastro único do governo federal, nesse cadastro todas as informações devem ser atualizadas há pelo menos 24 meses.

Muitos jovens acreditam que o benefício do ID jovem acontece somente para estudantes. Mas essa não é uma regra, é possível fazer a inscrição para o ID jovem mesmo sem estudar no momento.

É importante também ter o número da identificação social (NIS) que pode ser encontrado no cartão cidadão, no extrato do FGTS ou na carteira de trabalho (quem ainda não tem esse número é necessário providenciar antes de dar entrada no ID jovem).

E por fim, se o seu cadastro não tiver atualizado você pode procurar o Cras mais próximo da sua cidade, e pedir uma atualização nesses dados para poder fazer a inscrição da carteirinha.

VEJA TAMBÉM:


Como Fazer a Identidade Jovem?

Se você cumpre todos os requisitos é hora de fazer a sua carteirinha, para isso será necessário:

  • Acessar o site: www.idjovem.juventude.gov.br ou baixar o aplicativo;
  • Preencher todos os dados solicitados, como por exemplo, seu nome completo, nome da mão, telefone, e-mail, NIS, data de nascimento e afins;
  • Anexar uma foto.

Pronto, você vai conseguir sua carteirinha ID Jovem 2020.


Benefícios do ID jovem 2020

Como mencionado, o grande benefício de ter sua carteirinha ID Jovem 2020 com certeza é o fato de aproveitar mais os eventos culturais da sua cidade, poder ir ao teatro, cinema, jogos de futebol, e tudo isso utilizando o transporte público de forma gratuita ou também com desconto.

A ideia é proporcionar ao jovem maiores oportunidades de lazer. Mas os benefícios não param por aí!

Se houver algum concurso público, o candidato está isento de pagar pela taxa de inscrição. Além disso, se pode viajar também de forma gratuita pelo país.

Isso mesmo, mas é preciso verificar todas as regras para esse tipo de viagem, como horários, reservas, taxa de embarque (que pode ser cobrada mesmo assim) entre outros detalhes quanto a quantidade de vagas gratuitas por viagens.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...