Encceja 2020 INEP

O programa Encceja 2020 INEP oferece a oportunidade para diversos brasileiros que por algum motivo não tiveram a oportunidade de concluir o curso de nível médio, através do programa milhares de jovens conseguem finalizar o ensino médio. O Ministério da Educação com intuito de facilitar criou o programa que, através de uma prova gratuita é oferecido aos candidatos o certificado do ensino fundamental e médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, é a chance que você tem de começar a estudar e concluir seus estudos. Se o candidato for aprovado, será possível solicitar o diploma de conclusão do ensino fundamental e médio. O programa é um grande incetivo aos jovens e adultos, por isso, a procure cresce a cada dia mais. Somente dessa maneira, será possível concluir o nível básico de ensino.

Além do ensino médio, o Encceja disponibiliza a possibilidade do cidadão concluir o ensino fundamental. O exame é utilizado também pelo Governo para analisar o desenvolvimento e a competência do estudante brasileiro.

Mas, se você for utilizar o exame para receber algum dos diplomas deve exercer um bom desempenho na prova, a pontuação mínima que deve ser alcançada em cada prova é de 100 pontos.

Encceja 2020 INEP

Encceja 2020 INEP

Inscrição Encceja 2020 INEP

O Encceja é uma prova realizada pelo o Ministério da Educação em parceria com o INEP, um dos órgãos responsáveis em administrar e gerir o Enem, conhecido também como Exame Nacional do Ensino Médio.

A inscrição no programa Encceja 2020 INEP é realizada de maneira gratuita pelo o próprio site oficial do programa através do site www.encceja.inep.gov.br.

O exame é um programa que abrange todas as classes sociais. Mas o foco principal é direcionado para as pessoas que não conseguiram por algum motivo concluir o ensino médio.

Para conseguir participar do programa, é necessário que o candidato (a) tenha no mínimo 15 anos de idade para realizar a prova de nível fundamental e no mínimo 18 anos para realizar a prova de nível médio. Sendo aprovadas em ambas as situações, você pode solicitar o diploma de conclusão.

Normalmente as inscrições do Encceja ocorrem em abril de cada ano, por isso fique atento ao Calendário.

Documentos Obrigatórios para Realizar a Inscrição

Caso você resida no exterior e deseje realizar a prova do Encceja é necessário informar alguns documentos, como:

  • Número do Passaporte, caso tenha feito o exame em edições anteriores;
  • CPF.

Quem não possuir CPF pode emitir o seu documento no Consulado Geral do Brasil ou na Embaixada.

Prova Encceja

A prova do programa Encceja 2020 é composta por 30 questões, sendo todas elas de múltipla escolha, a qual é abordada todas as matérias e níveis de conhecimento, além das 30 questões o candidato terá que desenvolver uma redação a qual o tema é proposto no ato do processo. Sendo assim, os candidatos devem ir preparados para desenvolver um conteúdo relevante e de qualidade.

Prova do Encceja Ensino Fundamental

As matérias abordadas na prova do Encceja de nível fundamental são as seguintes:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Inglês);
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Ciências Naturais;
  • Redação.

Prova do Encceja Ensino Médio

Já na prova para nível médio as matérias são as seguintes:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,
  • Matemática e suas Tecnologias,
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Redação.

Como se Preparar para o Encceja

O exame do Encceja 2020 INEP é constituído pelas matérias citadas acima, e são nelas que os estudantes devem se basear, iniciando os estudos logo cedo. A prova é composta por 4 cadernos, cada um com 30 questões. Caso o estudante consiga pontuação suficiente nas provas, mas não passe em todos os cadernos, tem a chance de se inscrever no programa no próximo ano e realizar apenas a prova que não alcançou a pontuação suficiente.

Calendário Encceja

Em janeiro de todo o ano o programa abre as inscrições, com o intuito de dar a oportunidade logo no primeiro semestre, sendo assim todo o ano é disponibilizado uma bateria de vagas para os interessados a participarem do programa.

Data da Prova do Encceja 2020

Ainda não foi liberado um cronograma do Encceja, porém é muito provável que o Governo Federal siga os padrões dos anos anteriores. De forma que o programa ocorra nos meses de janeiro e fevereiro, meses esses tradicionais do concurso.

Veja também:

Resultado Encceja 2020 INEP

O resultado do exame é divulgado de acordo com o calendário do programa. Por isso é importante ficar atento (a) aos prazos, é preciso lembrar que o que irá garantir a sua vaga é o seu desempenho, se você obter 50% ou mais no programa, você tem ainda mais chances de conseguir a oportunidade.

Através do portal INEP os candidatos têm diversos informações e dicas que podem o auxiliar na hora de realizar a prova do Encceja, por isso é extremamente importante ficar atento a todas as clausuras do edital, além de acompanhar todo o conteúdo programático.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...