Consulta Cidadão 2020

O Consulta Cidadão é uma forma do cidadão brasileiro saber mais sobre os programas sociais criados pelo governo federal, informações de quem recebe o benefício, dentre outras questões. As famílias beneficiárias também podem consultar informações dos programas sociais, aos quais recebem. No sistema Consulta Cidadão 2020 é possível saber informações de todos os programas que precisam do cadastro do CadÚnico, que é o Cadastro Único do governo federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, CNH Social, Bolsa Verde e muito mais.

Com o Consulta Cidadão é possível verificar os cadastros das famílias beneficiárias dos diversos programas sociais criados pelo governo federal. Esse sistema é uma parceria do governo federal com o Ministério do Desenvolvimento Social para facilitar as consultas dos cadastros sociais.

Consulta Cidadão 2020

Consulta Cidadão 2020

Para que Serve o Consulta Cidadão 2020

De maneira bem simples e fácil é possível fazer a Consulta Cidadão 2020 pela internet, sem precisar sair de casa e enfrentar filas. Basta informar alguns dados pessoais e o cadastro vai aparecer com as informações necessárias.

Além do mais, depois de consultar o cadastro das famílias beneficiárias, é possível também validar as informações através de um QR instalado no próprio celular do cidadão para garantir que aquelas informações são verdadeiras e corretas.

Para que Serve o Consulta Cidadão

Para que Serve o Consulta Cidadão


Consulta Cidadão 2020 – Como Consultar

A consulta é simples e pode ser feita no site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social, que faz parte do governo federal. Basta acessar o portal, inserir os dados solicitados e depois consultar as informações.

Têm dúvidas de como fazer essa consulta? Segue abaixo o passo a passo que criamos logo a seguir:

  • Acesse o portal aplicacoes.mds.gov.br;
  • Informe todos os dados solicitados;
  • Marque a opção “Não sou um robô”;
  • Clique em “Emitir”.
Como Consultar

Como Consultar

A partir daí o sistema Consulta Cidadão irá mostrar as informações necessárias da família cadastrada no CadÚnico e beneficiária de programas sociais do governo.


Documentos Necessários

Para consultar no sistema Consulta Cidadão 2020 é preciso que a pessoa esteja com alguns de seus documentos em mãos para preencher os dados e conseguir as informações solicitadas.

Para isso é preciso:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • RG e CPF;
  • Cidade e Estado;
  • Número do NIS;
  • Endereço completo;
  • Nome da mãe completo.

Dados Exibidos

Os dados que serão exibidos no sistema após a inserção das informações serão oficiais do governo federal e aparecerá:

  • Se a família em que foi consultada está cadastrada no CadÚnico;
  • Se possui algum benefício social através de programas como Bolsa Família etc.

Como Imprimir os Dados

Depois que acessar o sistema e obtiver os dados solicitados, o cidadão tem a opção de imprimir aqueles dados com o intuito de comprovação e outras questões pertinentes.

Basta buscar o ícone da impressora e mandar imprimir para ter os dados em um papel.


Como Validar o Comprovante de Cadastramento do Cadastro Único

Como citamos anteriormente, para validar o documento e confirmar todas as informações obtidas, é possível baixar um QR Code e informar no programa a chave de segurança do documento para obter a validação das informações.

Antes de consultar, reveja todos os seus dados, se eles foram informados de forma correta para a comprovação das informações.

Validar Comprovante de Cadastramento do CadÚnico

Validar Comprovante de Cadastramento do CadÚnico