Bolsa Família Bloqueado 2020: Como Desbloquear, Consulta Bolsa Família, Suspensão

Para poder continuar a usufruir de todos os benefícios disponibilizados pelo Bolsa Família, é preciso que o cidadão cumpra obrigatoriamente com os requisitos impostos por este programa. No caso de descumprimento desses requisitos, o Bolsa família poderá seguir com o bloqueio da conta do beneficiário. Confira abaixo sobre o Bolsa Família Bloqueado 2020 e saiba a situação do seu benefício.

Bolsa Família Bloqueado

Bolsa Família Bloqueado 2020

Bolsa Família 2020 Bloqueado

Como mencionamos, o descumprimento de algumas condições impostas pelo Bolsa família gera o bloqueio do benefício. Ocorrendo que uma dessas condições é justamente a apresentação de todas as informações da família beneficiada devidamente atualizadas. O Bolsa família requisita que a atualização das informações seja feita de 2 em 2 anos.

Como não bloquear o Bolsa Família

Esta atualização envolve o informe de acontecimentos requisitados pelo Bolsa família 2020, como é um caso de:

  • Aumento de membros da família por conta de nascimento de filhos;
  • Mudança de endereço;
  • Entre outros dados relevantes.

É importante lembrar que no caso de omissão de informações importantes, como a renda familiar, o Bolsa Família Bloqueado passa a ser cancelado por completo.

Porque meu Bolsa Família foi Bloqueado?

É muito comum que beneficiários sejam surpreedidos pelo belefício bloqueado, cancelado, ou reduzido. Os motivos por trás do bloqueio podem ser vários. Confira à seguir:

  • Não ter sacado o benefício por mais de 90 dias;
  • Não ter realizado o recadastramento do Bolsa Família por mais de 2 anos.
  • Não ter atualizado o cadastro quando solicitado;
  • Se houver desconfiança de que a renda do beneficiário for maior que o informado no CadUNICO;
  • Se as crianças, com idade entre 6 e 15 anos de idade não estiverem matriculadas na escola, ou se matriculadas, tiverem frequência inferior a 85%
  • Jovens com idade entre 16 e 17 anos de idade não estiverem matriculados na escola, ou com frequência escolar inferior à 75%;
  • Crianças de até 6 anos de idade que não tiverem completado ainda o ciclo básico de vacinação.
  • Gestantes que não esteja realizado os exames de pré-natal

Para evitar muitos dos transtornos acima, é importante atualizar o cadastro sempre que houver alguma atualização na família.


Como Desbloquear o Bolsa família 2020

A melhor forma de evitar ter o seu Bolsa Família Bloqueado, é mantendo todos os dados da família devidamente atualizados. Já que esta é uma das principais razões por detrás dos casos de bloqueio do benefício bolsa família.

Deste modo, sempre que alguma alteração nas suas informações cadastrais for notada, é preciso:

  • Dirigir-se imediatamente a um dos postos de atendimento vinculados ao programa (CRAS) e solicitar o recadastramento.
  • Solicite ao assistente social a causa do bloqueio do benefício.
  • Se possível, corrija as possíveis irregularidades e atualize seu cadastro.

ATENÇÃO: A atualização do cadastro do Bolsa Família não garante o desbloqueio imediato do benefício. Isso porque existe lista de espera para receber, então pode levar semanas ou meses para voltar a receber o bolsa família.

Se apesar de aplicar todas as medidas citadas acima, o seu benefício ainda for bloqueado, dirija-se a uma das unidades mais próximas que tem ligação com o Bolsa família para poder resolver o problema.

Geralmente, para as cidades que ficam localizadas no interior do país, a Secretaria de Assistência Técnica Social é que fica responsável pelo Bolsa Família.

Agora, em cidades grandes ou capitais, o Bolsa família possui unidades próprias do programa para atendimento do beneficiário.

Valendo lembrar que durante o período em que o benefício estiver bloqueado não será possível sacar o valor do benefício. Mas assim que o benefício for liberado, você terá o direito de:

  • Fazer o saque de até mesmo 3 parcelas do benefício equivalente ao valor total que foi bloqueado.

Como é possível perceber, o bloqueio só gera prejuízo para o beneficiário. Por isso, assim que você for a notar o bloqueio da sua conta, deverás buscar a resolução para o problema o mais rápido possível.


Consulta Bolsa Família

Para poder saber se o seu Bolsa família Bloqueado será liberado após o pedido de desbloqueio do benefício, você poderá realizar a consulta Bolsa Família 2020. Além dessa informação, essa verificação também pode ser usada pelas famílias para saber se o seu benefício foi aprovado/liberado.

Confira o passo a passo de como seguir com a consulta bolsa família pela internet, já a seguir:

  • Acesse o site de consulta CAIXA usando este LINK;
  • Em seguida escolha a opção “Consulta por Família”;
  • Siga em frente informando o número do seu NIS e os demais dados solicitados, e em seguida clique em “Consultar Status”;
  • Feito isso, na página que será apresentada, você já poderá conferir se o seu benefício será liberado ou não.
Consulta Bolsa Família

Consulta Bolsa Família

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...