Auxílio Creche 2020

Muita gente não sabe, mas o Auxílio Creche 2020 está assegurado pela constituição federal. Dessa forma, todos os trabalhadores que estão dentro da lei CLT, seja no âmbito urbano ou rural, podem ter direito a esse direito. Para isso a empresa precisa ter pelo menos 30 funcionários, maiores de 16 anos devidamente registrada dentro do mercado.

E como o nome já nos remete, esse auxílio consiste em uma ajuda para que os pais possam pagar uma creche ou mesmo uma babá para seus filhos até que os mesmos completem 5 anos. Para saber mais sobre o Auxílio Creche 2020 continue em nosso artigo de hoje.

Auxílio Creche 2020

Auxílio Creche 2020


Valor do Auxílio Creche

Quanto ao valor do Auxílio Creche 2020 não há algo fixo que podemos apresentar nesse artigo, tudo porque o valor vai depender da empresa, da categoria do trabalhador, de negociações e acordos, e de outros detalhes. Por isso o ideal é verificar isso com a empresa.


Quem tem direito ao auxílio creche

Quando falamos sobre a proteção da maternidade estamos falando sobre um direito garantindo em nossa constituição. Dessa forma, o auxílio creche se aplica em:

  • Trabalhadores do meio urbano ou rural;
  • Filhos ou outros dependentes de até cinco anos de idade;
  • E até mesmo os filhos adotivos fazem com que o trabalhador possua esse direito.

VEJA TAMBÉM:


Lei do Auxílio Creche 2020

Existe uma lei sobre o Auxílio Creche 2020, é importante estar a par sobre isso caso a empresa não reconheça o direito. O benefício do auxílio creche se enquadra nas leis do trabalho, conforme o decreto 5452/43.

Mas também é importante ressaltar que o valor não é pago pela tabela do INSS e sim pela própria empresa, como já foi mencionado na questão do valor.


Como Calcular 2020

Para realizar o cálculo e saber qual o valor está disponível para o seu auxílio creche você deve ir até a parte de recursos humanos de sua empresa, como mencionado, tudo vai depender da empresa e dos acordos assinados pela mesma.


Auxílio Creche para Homens

Outra dúvida muito comum é se esse auxílio está disponível somente para mães ou se os pais também podem pedir o mesmo.

Pela lei, o Auxílio Creche 2020 é destinado para o trabalhador. Assim, não havendo distinção entre homem e mulher. Mas geralmente quem faz essa solicitação é a mãe, no entanto, o pai pode e tem todo o direito de solicitar também.

Mas lembrando que para o pai fazer o pedido a criança não pode ter onde ficar, por exemplo. Se a mãe estiver desempregada ou em situações onde possa ficar com a criança esse pedido não pode ser feito.

Por isso, se encaixa mais em homens viúvos ou mesmo solteiros que precisam cuidar de crianças menores de 5 anos.

Não é incomum empresas não cumprirem as regras relacionados ao auxílio creche, muitas empresas nem estão por dentro de toda a lei por trás. porém, o ideal é o trabalhador conversar com o RH sobre os seus direitos, e em último caso acionar a justiça do trabalho.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...