Alistamento Militar 2020

Todos os anos, os jovens brasileiros devem se apresentar às Forças Armadas para fazer o Alistamento Militar 2020. Trata-se de uma obrigação que todos os rapazes com idade igual ou superior a 18 anos precisam cumprir senão poderão pagar multa ou mesmo sofrer diversos tipos de sanções, como não poder emitir o seu passaporte ou ocupar cargos públicos que tenham sido conquistados através de processo seletivo em concurso público.

Alistamento Militar 2020

Alistamento Militar 2020

As Forças Armadas divulgam em diversos canais de comunicação os prazos em que os jovens devem comparecer às unidades da Junta de Serviço Militar (JSM), presentes em todo Brasil. Como diz o comercial das Forças Armadas “se você completa 18 anos em 2020” é importante ler este conteúdo atentamente até o final para saber o que é preciso ser feito para ficar em dia com o Exército. Veja como fazer a inscrição do Alistamento Militar 2020.


Inscrição Alistamento Militar 2020

As Forças Armadas já divulgaram as datas do Alistamento Militar para este ano de 2020. Todos os homens devem comparecer à Junta até o dia 30 de junho para fazer sua inscrição.

  • Para sua maior segurança é recomendável que acesse frequentemente o site do sistema eletrônico de recrutamento militar (Sermil) para ficar por dentro de todas as informações atualizadas sobre o calendário do Alistamento Militar 2020.
  • O prazo se encerra em 30 de junho para fazer a inscrição para o Alistamento, que é obrigatório para as pessoas do sexo masculino. Independente se são Cis ou transgêneros.

A inscrição para o Alistamento Militar pode ser feita de forma presencial ou online.

  • No primeiro caso, o jovem deve comparecer ao posto de atendimento responsável pelo alistamento da sua cidade ou no quartel do Exército, Aeronáutica ou Marinha.
  • Se você ainda não sabe qual é o endereço mais próximo da sua casa é só acessar o site do Exército que você pode clicar diretamente aqui.
  • No campo “Nome do Município” é só digitar o nome da sua cidade para saber qual é o endereço e formas de contato da Junta mais próxima de sua residência.

Assim poderá entrar em contato para saber os procedimentos necessários para o Alistamento Militar presencial.

VEJA AINDA:


Alistamento Militar Online

Essa modalidade virtual pode ser feita tanto por jovens brasileiros que residem no país ou que se encontram no exterior. O procedimento é bem simples:

  • Acesse o site do Alistamento clicando aqui
  • Assim que a página carregar escolha a opção “Quero me alistar”
  • Depois, siga o passo-a-passo apresentado na tela e preencha todas as informações corretas solicitadas.

Vale lembrar que para fazer o Alistamento Militar é necessário apresentar alguns documentos importantes como você pode observar no tópico a seguir.


Documentos Necessários

Após ter realizado o procedimento de inscrição para o Alistamento Militar 2019 você deverá reunir os seguintes documentos para serem apresentados no quartel ou no órgão responsável pelo processo a ser realizado na sua cidade:

  • 2 fotos 3×4 mais recentes;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento original ou a certidão de casamento;
  • Registro de emancipação (no caso específico de índios);
  • Certidão de naturalização ou então o Termo de opção (caso seja necessário).

Além de reunir todos esses documentos é muito importante que você fique atento ao calendário do Alistamento Militar 2020.


Calendário do Alistamento Militar 2020

O processo de Alistamento Militar está em andamento e o prazo se encerra no dia 30 de junho para realizar sua inscrição na Junta. Por isso procure comparecer o quanto antes para não correr o risco de perder o prazo.

Da mesma forma é recomendável que você acompanhe regularmente o site do Alistamento por meio do sistema Sermil. Pois é através dele que várias informações importantes relacionadas ao calendário do Alistamento Militar 2020 são divulgadas.

Só para esclarecer: se você perdeu o prazo do Alistamento Militar deverá comparecer o mais rápido possível à Junta de Serviço Militar da sua cidade para pagar a multa e realizar o procedimento.


Alistamento Militar Feminino 2020

O Alistamento Militar Feminino 2020 não é obrigatório, como acontece com os homens. Caso as mulheres desejem participar do processo poderão escolher uma das seguintes opções: o voluntariado ou então por meio de concurso público.

Geralmente as mulheres que se interessam são aquelas que possuem pretensão de carreira militar. E por isso devem também acompanhar as informações atualizadas do Sermil.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...